domingo, 17 de junho de 2012

Depilação



A profissão de depilador, além da habilidade nas mais diversas técnicas, o cuidado com a saúde e a gestão de seu dia-a-dia de trabalho são imprescindíveis para garantir sucesso e lugar de destaque no concorrido mercado da beleza.




Como organizar a agenda de trabalho para atender melhor o cliente?
Para organização da agenda, é importante que o profissional tenha tempo definido para cada procedimento, desta forma, otimiza o trabalho, assegurando o cumprimento do horário previamente estabelecido. Uma agenda bem elaborada garante ao profissional a satisfação do cliente, ressaltando que o respeito aos horários é fundamental para a fidelização.


Como definir o público alvo? 
O mercado durante muito tempo foi restrito as mulheres, principalmente no Rio de Janeiro, onde se faz uma exposição maior do corpo. Vivemos em um país tropical e para a maioria, pêlo não combina com pele bronzeada e para muitas outras, tirar pêlos passou a ser um ato de higiene. A vaidade masculina tem mudado o conceito de depilação que antes era exclusivo para mulheres. Hoje, os homens vêm valorizando a estética e os cuidados necessários para a manutenção do corpo, cabelos e pele saudável. 
Independente do público alvo, o comportamento ético é atributo fundamental para essa relação cliente e profissional. É o que garantirá a confiança e o respeito.



Como deve ser o ambiente de trabalho?
O espaço destinado ao atendimento deverá ser organizado e limpo, além de oferecer conforto, atitudes essenciais para se manter a integridade e a saúde do cliente. Lembrando que muitos profissionais fazem atendimento em domicílio e os cuidados permanecerão os mesmos.



O que o profissional pode agregar em seu serviço como um diferencial?
O diferencial está em oferecer um serviço com qualidade técnica, o que garante a satisfação e credibilidade do cliente. O preenchimento da ficha individual faz a diferença, pois é o instrumento utilizado para registro do cliente com dados importantes para o profissional, tais como: alergias, tratamentos médicos e estéticos que sinalizarão ao profissional quais serão os cuidados a serem tomados durante o atendimento. O uso do material descartável é também um grande diferencial, demonstra ao cliente, que seu atendimento é único.



Quais os materiais necessários para trabalhar como depilador?Diferentes tipos de cera, loções pré e pós depilatórios, foto protetor, espátulas, máscaras, luvas, tesouras, toucas, calcinhas descartáveis, termocera e rollon (equipamentos para aquecimento da cera).


Como escolher os materiais que serão usados? A escolha dos produtos é baseada em quatro princípios: registro na ANVISA, qualidade, adequação ao tipo de pele e pêlo do produto e preço. Outro detalhe importante é que o profissional se conscientize que desperdício significa prejuízo, mas reaproveitar pode gerar problemas e prejuízos maiores. Algumas depiladoras acreditam que o reaproveitamento de ceras é uma grande economia, mas as conseqüências podem ser sérias. Hoje é comprovado que alguns microorganismos resistem ao calor das termoceras (panelinhas para fusão da cera), o que pode provocar a contaminação de toda a cera, causando danos à saúde do cliente.


Como deve ser a manutenção dos instrumentos de trabalho? Os equipamentos precisam de manutenção constante, a assepsia e o bom manuseio irão garantir maior tempo de durabilidade. As termoceras, quando não estão bem reguladas, podem promover um aquecimento excessivo da cera, o que causará queimadura no cliente. É preciso estar atento!


Como proceder quanto à estocagem de materiais?O material deverá estar estocado em lugar limpo e arejado, observando o prazo de validade, a integridade das embalagens e organizados em prateleiras. É importante que este material esteja livre de contato com insetos e roedores. Estes cuidados são essenciais para se manter a qualidade do material estocado.


Como o profissional deve negociar o preço pelo serviço? O gerenciamento dos custos, tais como luz, água, telefone, etc, é essencial na formação de preços, assim como a programação da compra dos produtos. Outro fator que contribui para o sucesso é o acompanhamento do mercado para que o profissional possa estabelecer a sua “concorrência” e se posicionar diante dela. Esses critérios são importantes principalmente quando o profissional atua como autônomo.

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