terça-feira, 19 de junho de 2012

Os 10 mandamentos do maquiador



1 – Não colocarás produto meia boca dentro de embalagem de produto top (sabe colocar o produto baratinho dentro da embalagem do caro só pra fazer efeito aos olhos alheios? É sacanagem porque, em primeiro lugar, é enganação, em segundo, as pessoas vão curtir o efeito do baratim, querem copiar o que você usa, comprar o carão e não é a mesma coisa. Shame.).
2 – Manterás as normas de biossegurança com todos os seus prdutos (produto em pó é difícil de pegar alguma coisa, mas os em creme, líquido e gel, vixe, um palito e a colônia está instalada por lá. Então, gentem, palettas e espátula pra trabalhar sempre, retire o produto da embalagem original, coloque na paletta ou na mão e manda brasa com o pincel ou com os dedos).
3 – Não usarás base de cor errada (sim, gatãs, não são só as usuárias que cometem este pecado: tô cansada de ver maquiador badalado, maquiador com 20 anos de carreira e por aí vai, fazendo isso, e quando erram, costuma ser gritante, não sei porque).
4 – Aprenderás a misturar as cores de base (e apois. Pra ser um mega maquiador não precisa ter todas as cores ever na maleta, mas precisa saber misturar as 4 que tem pra chegar na tonalidade desejada. Maquiagem também é “alquimia”).
5 – Lavarás os pincéis depois de usá-los (se a gente lava até os de uso pessoal, imagine ficar passando pincél em pessoas diferentes, carregando tudo que tem numa pele pra outra. É bem verdade que existem casos em que não dá pra lavar entre um trabalho e outro, aí a mistura caseira de limpeza ajuda, mas pincéis que vão em produto em creme, curto lavar logo, acho um nojinho aquele pincel de base sujérrimo blah!).
6 – Cuidarás de sua higiene pessoal (parece óoobveeeoooo, mas não é. Unha longa, suja, bafo, essas coisas são cruéis. Nunca curti unha muito longo mas, desde que comecei a trabalhar com make, deixo as unhas o mais curtas possível: a gente passa o dedo na pessoa que está maquiando o tempo todo, sobretudo perto dos olhos, acho perigosa a unhona lá, como uma arma).
7 – Serás pontual (você até pode esperar pelo cliente, mas cuide para evitar ao máximo ser esperado).
8 – Terás ética para com os teus colegas (falar mal de colegas, fofocar, tentar derrubar, enfim, coisas que são leesho em qualquer situação, também são no ambiente do maquiador).
9 – Não deixarás de estudar (internet, livros, workshops, cursos e muita, muita pesquisa. Cuide para não ficar defasado numa área em que as mudanças ocorrem “quicker than a ray of light”. E lembre-se: o maquiador tem que entender de cores, texturas, efeitos, iluminação, composição de produtos, enfim, o lance “não gosto de estudar, acho que vou ser maquiador”, não rola).
10 – Não usarás produtos vencidos (quem quer uma cliente com a carona/olhão/bocona whatever inchada, vermelha e tudo mais na porta do seu studio no dia seguinte por causa de produto vencido? Ninguém néeeahhh??? Claro que, mesmo o maquiador trabalhando com produtos legais, dentro da validade, pode ter gente com alergia a determinado produto e isso não é culpa do maquiador – a não ser que ele use produtos cuja composição leva elementos que são reconhecidamente causadores de alergia em potencial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário