terça-feira, 19 de junho de 2012

Os 10 mandamentos do maquiador



1 – Não colocarás produto meia boca dentro de embalagem de produto top (sabe colocar o produto baratinho dentro da embalagem do caro só pra fazer efeito aos olhos alheios? É sacanagem porque, em primeiro lugar, é enganação, em segundo, as pessoas vão curtir o efeito do baratim, querem copiar o que você usa, comprar o carão e não é a mesma coisa. Shame.).
2 – Manterás as normas de biossegurança com todos os seus prdutos (produto em pó é difícil de pegar alguma coisa, mas os em creme, líquido e gel, vixe, um palito e a colônia está instalada por lá. Então, gentem, palettas e espátula pra trabalhar sempre, retire o produto da embalagem original, coloque na paletta ou na mão e manda brasa com o pincel ou com os dedos).
3 – Não usarás base de cor errada (sim, gatãs, não são só as usuárias que cometem este pecado: tô cansada de ver maquiador badalado, maquiador com 20 anos de carreira e por aí vai, fazendo isso, e quando erram, costuma ser gritante, não sei porque).
4 – Aprenderás a misturar as cores de base (e apois. Pra ser um mega maquiador não precisa ter todas as cores ever na maleta, mas precisa saber misturar as 4 que tem pra chegar na tonalidade desejada. Maquiagem também é “alquimia”).
5 – Lavarás os pincéis depois de usá-los (se a gente lava até os de uso pessoal, imagine ficar passando pincél em pessoas diferentes, carregando tudo que tem numa pele pra outra. É bem verdade que existem casos em que não dá pra lavar entre um trabalho e outro, aí a mistura caseira de limpeza ajuda, mas pincéis que vão em produto em creme, curto lavar logo, acho um nojinho aquele pincel de base sujérrimo blah!).
6 – Cuidarás de sua higiene pessoal (parece óoobveeeoooo, mas não é. Unha longa, suja, bafo, essas coisas são cruéis. Nunca curti unha muito longo mas, desde que comecei a trabalhar com make, deixo as unhas o mais curtas possível: a gente passa o dedo na pessoa que está maquiando o tempo todo, sobretudo perto dos olhos, acho perigosa a unhona lá, como uma arma).
7 – Serás pontual (você até pode esperar pelo cliente, mas cuide para evitar ao máximo ser esperado).
8 – Terás ética para com os teus colegas (falar mal de colegas, fofocar, tentar derrubar, enfim, coisas que são leesho em qualquer situação, também são no ambiente do maquiador).
9 – Não deixarás de estudar (internet, livros, workshops, cursos e muita, muita pesquisa. Cuide para não ficar defasado numa área em que as mudanças ocorrem “quicker than a ray of light”. E lembre-se: o maquiador tem que entender de cores, texturas, efeitos, iluminação, composição de produtos, enfim, o lance “não gosto de estudar, acho que vou ser maquiador”, não rola).
10 – Não usarás produtos vencidos (quem quer uma cliente com a carona/olhão/bocona whatever inchada, vermelha e tudo mais na porta do seu studio no dia seguinte por causa de produto vencido? Ninguém néeeahhh??? Claro que, mesmo o maquiador trabalhando com produtos legais, dentro da validade, pode ter gente com alergia a determinado produto e isso não é culpa do maquiador – a não ser que ele use produtos cuja composição leva elementos que são reconhecidamente causadores de alergia em potencial).

Maquiagem




"Profissional que prepara o rosto das pessoas por meio da aplicação de produtos de beleza, seja para eventos artísticos, teatrais ou ocasiões festivas" 

Fonte: Redação Brasil Profissões


O que é ser maquiador?

Maquiador é o profissional que aplica diferentes tipos de produtos cosméticos, como base, rímel e sombras no rosto das pessoas, buscando deixá-las mais atraentes e com aspecto jovial e saudável. As mulheres são as que mais buscam os artifícios da maquiagem, para disfarçar a idade e possíveis falhas, como manchas e cicatrizes, assim como apresentadores televisivos que têm a necessidade de mostrarem-se com um rosto limpo e livre de imperfeições.
Também, o maquiador é o profissional que faz a aplicação destes produtos em personagens do teatro, conhecida como caracterização, quando ele pode simular um envelhecimento ou mudar completamente os traços do artista.

Quais as características necessárias para ser um maquiador?

Para tornar-se um maquiador, é necessário que o profissional seja bastante interessado por estética e tenha bastante habilidade manual, necessária ao fazer detalhes mínimos de maquiagem que dão harmonia ao rosto todo.

Características desejáveis:

  • Detalhismo
  • Perfeccionismo
  • Sensibilidade
  • Senso estético
  • Segurança e habilidade com trabalhos manuais
  • Habilidade com combinação de cores
  • Criatividade
  • Boa visão

Qual a formação necessária para ser maquiador?

A profissão de maquiador não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho brasileiro e com isso, não há uma lei que determine a formação escolar mínima para se tornar um profissional da área. Porém, um critério diferencial que pode ser decisivo na contratação de um maquiador são os cursos profissionalizantes que ele já tenha feito e que venham a dar suporte teórico e prático a sua atuação. Entre estes cursos estão:
  • Workshops de correção de imperfeições como cicatrizes e olheiras, com duração média de 1 a 3 dias
  • Cursos de maquiagem profissional, utilizada em artistas televisivos, com duração de um mês
  • Curso básico de maquiagem, com duração média de 6 meses a 1 ano, visando o aprendizado das principais técnicas de combinação de cores, adequadas ao dia e à noite
  • Estudo da maquiagem para cada biotipo segundo a estação do ano, com duração média de três meses, incluindo teoria e prática
  • Maquiagem artística e caracterização, de personagens de festas de Halloween, drag-queens, envelhecimento e personagens históricos, com duração média de 2 dias
  • Curso de automaquiagem com duração média de dois dias


Principais atividades de um maquiador

Entre as principais atividades diárias de um maquiador, estão:
  • Aplicação de base, para alcançar a suavidade da pele
  • Aplicação de sombra para os olhos, lápis de olho e máscara, para realçar esta região do rosto, deixando-a mais jovem e atraente. Segundo os maquiadores, sombras escuras para os olhos fazem com que eles parecem menores e sensuais, enquanto que as claras dão a impressão de olhos maiores e serenos
  • Aplicação de blush, para imitar a aparência de pele levemente ruborizada
  • Batom, para deixar os lábios mais volumosos e esconder imperfeições, ressaltando-os
  • Utilização do 'pancake', que é conhecida como a maquiagem que não sai com o suor ou em situações adversas, como a chuva
  • Realce dos cílios, com instrumentos que o deixam maiores e mais salientes

Áreas de atuação e especialidades

Os maquiadores costumam atuar ou em salões junto de outros profissionais da área estética (cabeleireiros, depiladoras e manicures) ou no meio artístico, com personalidades televisivas e que necessitam um tratamento muito apurado com a aparência. No meio artístico, ele pode atuar como contratado de redes de televisão para maquiar convidados de programas ou até mesmo seus apresentadores, tornando-se exclusivos de certas personalidades segundo seu talento e eficiência. Outra área marcante de atuação do profissional é nos desfiles de moda, quando prepara o rosto das modelos de acordo com o solicitado pelos estilistas do evento. Um exemplo disso é na semana mais famosa de moda que ocorre no Brasil, a São Paulo Fashion Week.
Na área do teatro, é peça chave na caracterização de personagens, como os de apresentações infantis, por exemplo, que necessitam uma transformação muitas vezes radical, para a interpretação. No caso dos salões, o mais comum é ele atuar com a maquiagem para festas, bailes de formatura e casamentos, tendo uma clientela variada e rotativa.

Mercado de Trabalho

O setor do mercado de trabalho que mais chama a atenção para um maquiador é, sem dúvida, o televisivo. Seja pelo glamour proporcionado pelo meio de comunicação ou pelos salários mais altos, a televisão acaba atraindo muitos destes profissionais que preparam as estrelas para a atuação nos programas vistos em todo o país. Para tal, é necessária bastante especialização e conhecimento das técnicas de maquiagem, pois a exigência de uma imagem perfeita na TV é maior e seu custo, mais alto. Então, torna-se necessário que o maquiador atualize-se em workshops e feiras de beleza, caso queira ingressar neste meio, tão concorrido e que oferece as melhores recompensas financeiras. Além deste, o teatro também é uma outra forma de empregos para o maquiador, ao passo que só um profissional da área seria capaz de realizar maquiagens artísticas e com grande caracterização. 
Por último, os salões de beleza, onde as pessoas geralmente procuram seus serviços em situações especiais e festivas.

Curiosidades

Muito antes do culto à imagem perfeita, como ocorre hoje em dia, no qual pequenas imperfeições devem ser eliminadas através de produtos de beleza, a forma primitiva de maquiagem surgiu no mundo antigo. As pessoas que viveram no período da Antiguidade costumavam pintar o rosto com substâncias naturais, que a deixavam mais apresentáveis, juntamente com adornos e adereços, como brincos e colares. Nos indígenas americanos e em tribos africanas também era comum a pintura cerimonial, com substâncias como o urucum e o carvão, além de argila e pedras moídas. Entre os aborígines da Austrália, as pinturas seguiam intrincadas em formas geométricas.Porém, foi no Egito antigo, que a maquiagem recebeu a destinação que modernamente conhecemos, a do embelezamento, propriamente dito. Nesta cultura de beleza física, tanto de homens como de mulheres, realçava-se o uso de pinturas a base de hena, sobretudo em torno dos olhos. Concomitantemente, no teatro grego, a maquiagem passou a ser essencial na caracterização do ator em suas manifestações culturais.

domingo, 17 de junho de 2012

O poder das mascaras de argila




A capacidade de um profissional do segmento estético em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a Natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibra ou qualquer outra ação que se proponha. As máscaras são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos. Elas reforçam e resolvem todo o tipo de problemas em poucos minutos, principalmente pelo poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente. Ampliando o poder das argilas, os óleos essenciais integram uma sinergia perfeita que completa as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essenciais são substâncias encontradas sob forma líquida ou sólida nas folhas, caules, frutos, raízes ou casca de vegetais, possuindo propriedades específicas que beneficiam a pele e complementam o tratamento. Para que o uso das máscaras de argilas seja potencializado, faz-se necessário o domínio de informações básicas sobre os produtos a serem utilizados e os procedimentos básicos que os acompanham:

O que é argila?

É um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza. As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações. Como por exemplo o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, e Ferro. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizante e anti-séptica. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

Quais são as argilas e suas diferentes composições?

ARGILA VERDE: 

Rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.
ARGILA BRANCA: 

Rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.
ARGILA CINZA:

Rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos:antiinflamatório e cicatrizante.
ARGILA VERMELHA: 

Rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.
ARGILA AMARELA: 
Rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos:desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
ARGILA MARROM: 
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
ARGILA PRETA: 
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Como criar tratamentos faciais com argilas?
Você pode criar diversos tratamentos individualizados de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Mas não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações. É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes. Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acnéicas. Já os que estão em forma de creme, são bastante recomendáveis que sejam formulados com óleo vegetal e não com óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais, além de evitar as formulações dos cosméticos que contenham perfumes, para não interferir na associação com óleos essenciais.

Qual a melhor máscara para cada caso?
São as máscaras hidratantes, à base de agentes emolientes e umectantes que atraem a água à superfície da epiderme tais com os óleos vegetais e essenciais. As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sangüínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados. No entanto, é importante que se utilize argila de boa procedência, dissolvida em água mineral ou destilada ou associada ao gel neutro.

Como usá-las?
Antes de aplicar uma máscara, faça uma higienização na pele, para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar na área do contorno dos olhos. As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água. Coloque até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma máscara cremosa. Dessa forma os óleos essenciais compõem uma forma bem diversificada de criar diferentes tipos de máscaras. A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes. Uma máscara hidratante, por exemplo, pode ser aplicada na seqüência de uma clareadora.

Vejamos alguns exemplos:
Para peles oleosas e combinadas.(Para peles acnéicas acrescente, 2 gotas de tea tree.)
Máscara de ARGILA VERDE com O . E. de hortelã-pimenta - 1 gota, com O . E. de cipreste- 2 gotas. Ação: Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde com o efeito tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste, para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove uma suave sensação de frescor. Auxilia no controle da oleosidade.

Para peles sensíveis, desidratadas e manchadas.
Máscara de ARGILA BRANCA com O . E. de lavanda - 2 gotas, com O . E. de palmarosa - 1 gota. Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palma rosa, para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.
Para peles envelhecidas e cansadas.
Máscara de ARGILA PRETA com O . E. de copaíba - 2 gotas, com O . E. de gengibre- 1 gota. Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combina, de forma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante da copaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.
Para todo tipo de pele inflamada.
Máscara de ARGILA CINZA com O . E. de gerânio - 1 gota, com O . E. de tea tree (melaleuca) - 2 gotas e lavanda 1 gota. Máscara cicatrizante e antiinflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciais de gerânio e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.
Para peles mistas e desvitalizadas.
Máscara de ARGILA MARROM com óleo essencial de laranja • 1 gota e O. E. de mirra.• 1gota, O. E. de lavanda • 1 gota. Máscara esfoliante e nutritiva, que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de mirra e laranja. Ajuda no tratamento de rugas finas, peles manchadas e desvitalizadas.
Para peles oleosa e asfixiada.
Máscara de ARGILA AMARELA com óleo essencial de cipreste - 1 gota e O. E. de copaíba.- 1gota, O. E. de lavanda • 1 gota. Máscara revitalizante e adstringente que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de cipreste e copaíba. Ajuda no tratamento de peles desvitalizadas e com rugas finas, com poros dilatados.

Como usar argila em uma seqüência de tratamento de acne?
Esfoliante suave: (Somente para acne grau 1, nos demais não fazer a esfoliação). Aplicar suavemente 5 ml de óleo vegetal de calêndula com 1gota de OE de limão. Aplicar em seguida cerca de 30g de argila verde ou branca diluída em água mineral. Deixar agir por cinco minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação.
Emoliência: Pode ser usado óleo de eucalipto, lavanda ou alecrim durante a aplicação do vapor. Os fabricantes costumam ter um recipiente próprio para esta etapa. Não coloque óleo diretamente na água, pois óleos essenciais não são solúveis em água.
Extração: Proceda como o indicado em cada caso. O óleo de tea tree pode ser usado como bactericida e hemostático. Tome o cuidado de fazer o teste de sensibilidade. Ele poderá ser usado logo após a extração, puro, com um cotonete, um a um. Não use desta forma caso as lesões sejam em grande quantidade.

Máscara facial finalizadora: Indicação dos óleos para cada caso:
a) Peles sensíveis • 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de camomila
b) Peles edemaciadas e inflamadas • 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de gerânio.
c) Peles seborréicas • 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro
d) Peles congestionadas • 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro modo de aplicação:
• Aplicar uma camada espessa em todo o rosto e colo sobre uma gaze embebida em spray aromático de lavanda. Deixar agir por 10 minutos.
• Remover a máscara utilizando o spray de lavanda. Finalizar removendo o excesso com algodão molhado.

Spray aromático finalizador: Spray aromático de lavanda ou qualquer outro óleo essencial indicado. Para preparar um volume de 100ml:
Diluia até 10 gotas de OE. em 10 ml de álcool de cereais, depois acrescente 90 ml de água destilada.
Manutenção: Lavar o rosto com sabonete indicado, aplicar em seguida o spray de lavanda. Deixa secar naturalmente. Sobre as pápulas e pústulas aplicar com cotonete uma gota de OE de tea tree, uma vez ao dia até secar. Em peles sensíveis é importante fazer um teste de sensibilidade antes de usar Trabalhar com argilas no segmento estético pode parecer para muitos uma grande novidade, mas não podemos perder de vista que há registros milenares apontando o uso de máscaras de argilas como prática terapêutica, podendo citar a civilização egípcia, que gerou grandes contribuições na área da Aromaterapia. Muito do que sabemos advém de um exercício de resgate dessa fantástica cultura.
Cabe a nós continuarmos estudandopesquisandodivulgando e nos aprimo-rando cada vez mais, não nos satisfazendo com o que nos é dado "pronto". A partir do conhecimento adquirido, exercitar a intuição, integrando as experiências práticas, desenvolvendo estudos de casos e formatando novos protocolos. Assim, estaremos contribuindo para a evolução da Estética.

Revitalização facial



A pele sofre agressões diariamente devido à exposição solar, fumo, álcool e alimentação inadequada, isso acaba por eliminar com mais rapidez o conteúdo de água e nutrientes das células levando ao envelhecimento precoce. Para inibir este envelhecimento é preciso algo mais que a aplicação de um simples creme (que age apenas superficialmente), mas sim a aplicação de técnicas que favoreçam a adequada penetração dos produtos cosméticos otimizando os resultados. 



Revitalização Facial com Argila.


Tratamento antiidade que permite retardar as causas do envelhecimento, através da estimulação facial ( corrente iônicas ), tornando mais eficiente a introdução de princípios ativos na pele. Esse tratamento tem por objetivo a nutrição, hidratação e revitalização da pele.
A revitalização facial tem como etapas de tratamento higienização da face, a esfoliação que ativa a renovação celular a massagem facial com creme especifico, finalizando com mascara de argila e filtro solar.

Passo a Passo:
1° passohigienização da face

2° passo: aplicação do esfoliante para potencializar a ação da argila e obter uma melhor revitalização da pele.


3º passo: massagem facial com tonificante.

4° passo: aplicação da argila de acordo com seu tipo de pele.

5° passo: Finalizar com filtro solar

Sobrancelhas bem feitas. O antes e o depois




Técnicas para realçar o olhar



Existem muitas técnicas para realçar o olhar, dependendo do formato dos olhos. Veja a forma de seus olhos e aplique as técnicas abaixo. 







1) Olhos caídos: Pedem sobrancelhas altas, o mais afastadas possível dos olhos e arqueadas no último terço;
2) Olhos Juntos: Deve-se limpar bem o início da sobrancelha, no intuito de separa-las o máximo possível, podendo até ir um pouquinho afastado da linha do nariz;
3) Olhos Asiáticos: Limpar apenas a parte de baixo dos pelos e tomar um cuidado maior porque geralmente existe falha nos fios;
4) Olhos separados: Mantenha o início das sobrancelhas o mais próximo possível, quanto menos arqueada, melhor pois disfarça a separação dos olhos e jamais diminua o comprimento;
5) Olhos Grandes: Manter o desenho padrão, lembrando de nunca deixa-la muito fina pois ela precisa acompanhar o tamanho dos olhos;
6) Olhos Pequenos: Limpe a parte de baixo da sobrancelha, no intuito de afastar o máximo possível dos olhos, aumentando a área da pálpebra, desenhos muito grossos também não são indicados nesse caso.



Sobrancelha




A primeira coisa é depilar as sobrancelhas de acordo com o formato delas e do seu rosto. Não importa a moda, sobrancelhas mal depiladas são sempre um problema.
Você só precisa seguir estas dicas:
Para saber quais pelos tirar, pegue um palito e coloque-o na lateral do nariz, na vertical, de modo sua ponta fique na extremidade da sobrancelha. Mova o palito sobre a sobrancelha até o final do olho. Você deve tirar os pelinhos que ficarem fora dessa linha.
Com uma pinça, pegue um pelo bem próximo à raiz e puxe na direção em que ele cresce. Repita um por um.
Penteie suas sobrancelhas com uma escova especial. Se algum pelo estiver mais longo ou torto, corte-o com uma tesourinha, obedecendo a curva natural.
Assim que terminar, aplique um pouco de rímel transparente para fixar as sobrancelhas e use um lápis para cobrir todos os espaços falhos.
Se começar a depilar as sobrancelhas, termine; não pega bem ficar com alguns pelinhos aparecendo. Não se esqueça de tirá-los sempre que precisar e de pentear a sobrancelha todos os dias.
Sobrancelhas bem feitas fazem toda a diferença!

Métodos de depilação



A depilação sempre foi um drama: com cera dói muito, mas raspando em poucos dias os pelos voltam - os famosos “pêlos grossos”. Cada método tem seus prós e contras. Veja aqui o melhor método para você.


GILLETTE:


É o mais rápido, barato e simples, mas a depilação com lâmina dura muito pouco. Pior que isso, se você raspar muitas vezes os pelos crescem cada vez mais grossos e aos poucos a raiz vai engrossando, o que deixa a perna horrível. Se você quer raspar os pelos, faça isso no chuveiro para abrir os poros, use espuma ou creme especial e raspe contra o sentido de crescimento dos fios.



CERA:

A cera é o que dá mais resultado, porque a depilação dura muito e o pelo cresce cada vez mais fraco. Existem três tipos de cera:
Cera quente: tem a desvantagem de demorar muito e doer bastante, e você ainda pode se queimar. Também irrita a pele, se você for muito sensível. Não se esqueça de colocar talco na região que vai depilar e de passar creme depois da depilação, para refrescar e hidratar a pele. Uau! O bom é que os pelos demoram no mínimo 2 semanas para crescer.
Cera fria: é mais prática porque não precisa esquentar, mas não arranca bem todos os pelos pela raiz e você tem que repetir o processo até os pelos saírem direitinho.
Cera de mel: não é tão quente e arranca os pelos na primeira vez. Você passa a cera, deixa secar e puxa com um tecido. É ideal para a virilha, que é muito sensível.

CREMES DEPILATÓRIOS:

Não causam dor e com o tempo enfraquecem os pelos. O ruim é que estes cremes são muito fortes e alguns têm um cheiro horrível. Eles podem irritar e muitas vezes até queimar, se não forem removidos no tempo indicado. A maioria das vezes você acaba usando a pinça ou raspando para tirar os últimos pelos. Não deve ser usado na virilha, pois ela é muito sensível.

O MÉTODO ELÉTRICO:

Além de ser rápido, arranca muito bem os pelos. A desvantagem é que continua sendo doloroso, mesmo tendo melhorado com o tempo.

DEPILAÇÃO DEFINITIVA:

esta opção utiliza técnicas avançadas para puxar os pelos e impedir que cresçam de novo. O ruim é que você precisa ir várias vezes ao local que realiza o tratamento. Além disso, dói muito e é uma alternativa muito cara. Você deve ter pelo menos 15 anos para poder fazer o tratamento. Se você preferir esta opção, tome muito cuidado para escolher o lugar onde fará o tratamento; tenha certeza de que é um lugar confiável.
Não tem nada pior do que uma garota com pernas de porco-espinho, por isso aprenda a se depilar e depile-se sempre. Agora você já sabe todas as maneiras de acabar com os pelos indesejáveis.





Depilação



A profissão de depilador, além da habilidade nas mais diversas técnicas, o cuidado com a saúde e a gestão de seu dia-a-dia de trabalho são imprescindíveis para garantir sucesso e lugar de destaque no concorrido mercado da beleza.




Como organizar a agenda de trabalho para atender melhor o cliente?
Para organização da agenda, é importante que o profissional tenha tempo definido para cada procedimento, desta forma, otimiza o trabalho, assegurando o cumprimento do horário previamente estabelecido. Uma agenda bem elaborada garante ao profissional a satisfação do cliente, ressaltando que o respeito aos horários é fundamental para a fidelização.


Como definir o público alvo? 
O mercado durante muito tempo foi restrito as mulheres, principalmente no Rio de Janeiro, onde se faz uma exposição maior do corpo. Vivemos em um país tropical e para a maioria, pêlo não combina com pele bronzeada e para muitas outras, tirar pêlos passou a ser um ato de higiene. A vaidade masculina tem mudado o conceito de depilação que antes era exclusivo para mulheres. Hoje, os homens vêm valorizando a estética e os cuidados necessários para a manutenção do corpo, cabelos e pele saudável. 
Independente do público alvo, o comportamento ético é atributo fundamental para essa relação cliente e profissional. É o que garantirá a confiança e o respeito.



Como deve ser o ambiente de trabalho?
O espaço destinado ao atendimento deverá ser organizado e limpo, além de oferecer conforto, atitudes essenciais para se manter a integridade e a saúde do cliente. Lembrando que muitos profissionais fazem atendimento em domicílio e os cuidados permanecerão os mesmos.



O que o profissional pode agregar em seu serviço como um diferencial?
O diferencial está em oferecer um serviço com qualidade técnica, o que garante a satisfação e credibilidade do cliente. O preenchimento da ficha individual faz a diferença, pois é o instrumento utilizado para registro do cliente com dados importantes para o profissional, tais como: alergias, tratamentos médicos e estéticos que sinalizarão ao profissional quais serão os cuidados a serem tomados durante o atendimento. O uso do material descartável é também um grande diferencial, demonstra ao cliente, que seu atendimento é único.



Quais os materiais necessários para trabalhar como depilador?Diferentes tipos de cera, loções pré e pós depilatórios, foto protetor, espátulas, máscaras, luvas, tesouras, toucas, calcinhas descartáveis, termocera e rollon (equipamentos para aquecimento da cera).


Como escolher os materiais que serão usados? A escolha dos produtos é baseada em quatro princípios: registro na ANVISA, qualidade, adequação ao tipo de pele e pêlo do produto e preço. Outro detalhe importante é que o profissional se conscientize que desperdício significa prejuízo, mas reaproveitar pode gerar problemas e prejuízos maiores. Algumas depiladoras acreditam que o reaproveitamento de ceras é uma grande economia, mas as conseqüências podem ser sérias. Hoje é comprovado que alguns microorganismos resistem ao calor das termoceras (panelinhas para fusão da cera), o que pode provocar a contaminação de toda a cera, causando danos à saúde do cliente.


Como deve ser a manutenção dos instrumentos de trabalho? Os equipamentos precisam de manutenção constante, a assepsia e o bom manuseio irão garantir maior tempo de durabilidade. As termoceras, quando não estão bem reguladas, podem promover um aquecimento excessivo da cera, o que causará queimadura no cliente. É preciso estar atento!


Como proceder quanto à estocagem de materiais?O material deverá estar estocado em lugar limpo e arejado, observando o prazo de validade, a integridade das embalagens e organizados em prateleiras. É importante que este material esteja livre de contato com insetos e roedores. Estes cuidados são essenciais para se manter a qualidade do material estocado.


Como o profissional deve negociar o preço pelo serviço? O gerenciamento dos custos, tais como luz, água, telefone, etc, é essencial na formação de preços, assim como a programação da compra dos produtos. Outro fator que contribui para o sucesso é o acompanhamento do mercado para que o profissional possa estabelecer a sua “concorrência” e se posicionar diante dela. Esses critérios são importantes principalmente quando o profissional atua como autônomo.