quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tricologia

"Tricologia não é o estudo do Tricô, é a ciência que estuda os cabelos!"



O típico pêlo do mamífero é formado pela haste, que se estende sobre a pele, e a raiz, cravada num folículo, ou cavidade, sob a superfície da pele. Com exceção de algumas células que crescem na base da raiz, o cabelo é um tecido morto, composto de queratina e proteínas afins. O folículo piloso é uma invaginação da epiderme, com uma pequena parte da derme em sua base. O pêlo é formado por divisões de rápidas células na base do folículo. As células são empurradas para cima a partir da base do folículo, endurecem e sofrem pigmentação.

Os pêlos em nosso couro cabeludo, nas sobrancelhas e nos cílios são diferentes dos outros pêlos espalhados pelo corpo. O cabelo cresce de maneira saudável cerca de 1,25 cm por mês, e cabelos longos têm vida útil entre 3 e 5 anos. Em média, temos entre 100 e 150 mil fios de cabelo em nossa cabeça.
Há dois tipos de melanina em nossos cabelos: eumelanina (a mais comum e responsável pelas nuanças do marrom ao preto) e feomelanina(responsável pelas tonalidades de loiro e pelas cores avermelhadas). A ausência de pigmento produz o cabelo branco/grisalho. Antes que qualquer cor permanente seja aplicada na haste do cabelo, a cutícula, ou camada exterior, deve ser aberta. A fórmula insolúvel reage, então, com o córtex, para depositar ou remover a cor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário